Muitos criaram blogs depois desse blog que ja está com 3.000 visitas de páginas! Mas o porque dele mesmo? antes tinha colocado que era para expor minhas insanidades e para desabafar, serviu e ainda servira para essa finalidade, mas creio eu que ele seja mais que isso, mostrou muitas coisas e acho que muitos gostaram, então o porque dele? Não sei. Só sei que nem tudo que eu escrevo é verdade, nem toda verdade eu escrevo. Mas tudo que digo é verdade e se digo alguma mentira meus olhos me traem!

Olha a hora...

quarta-feira, agosto 18, 2010

Primeira eleição pós Ditadura sem Lula candidato...

Bem galera, fugindo um pouco dos pensamentos, das dores e dos amores, hoje resolvi falar um pouco sobre as eleições, mas porque hoje, sendo que as eleições começaram a tempos?!, bem pra mim elas começaram ontem dia 17/08, começaram ontem, pois, ontem começou o horário eleitoral, ontem podemos dizer que foi dada a arrancada das eleições. Antes de falar das eleições, falo um pouco do porque que resolvi falar do tema, na aula ontem de Comunicação e Cultura Popular, discutimos sobre a Industrial Cultural, sobre a massificação da cultura, e os meios que as elites criaram para de certa forma manipular os estratos sociais mais baixos, com isso vemos a titulo de exemplo a decadência da música hoje no Brasil e no mundo, vemos hoje "novos" gêneros musicais como o Sertanejo Universitário, o que a mídia fez?! pegou caras boa pinta, criaram umas músicas nada a vê, e bitolaram o povo, fazendo com que o Sertanejo propriamente dito sumisse do mercado (vemos um texto sobre o assunto no blog do nosso amigo Neto ).

Voltando ao que propus a falar as eleições, na mesma aula que citei antes, nossa docente perguntou quem tinha visto o programa eleitoral na parte da tarde, e pediu para tecer comentários sobre o mesmo de uma fora apartidária, nas discussões vimos o poder de persuasão das campanha eleitorais, o poder da mídia, da televisão em especial, vimos como os candidatos mudaram, vimos as reformas que foram feitas em cada um, dando um destaque maior na candidata de Lula, vimos que ela mudou completamente, graças a um trabalho de marketing, de pesquisas, promovidas pelo marqueteiro da campanha petista, o jornalista João Santana, hoje temos uma Dilma mais povo, menos arrogante.

Dos programas, o que podemos dizer foi um resumo de como será a campanha de cada um, vimos os rumos que cada campanha irá tomar, vimos o candidato Serra, totalmente sem ser ele mesmo, no programa dos tucanos, vimos uma coisa meio assim sei lá, uma coisa pronta, sem espontaneidade, um sorriso amarelo do candidato, ficou notório que estava sendo uma campanha feita, um candidato produzido, ficou claro o poder de persuasão do programa. No programa da Dilma, vimos um programa mais ligth, menos forçado, claro que tem também o fator "coisa pronta", mas o programa de Dilma foi mais ameno, não ficou tão notório, ficou subentendido a "venda do produto". Enquanto Serra mostrava o que ele já fez, sua trajetória política. seu exílio, menos voltada para o lado pessoal, Dilma mostrou seu lado mais pessoal e menos político. Se hoje fosse o dia das eleições, e pelo programa eleitoral poderíamos dizer que Lula atingiu seu desafio de eleger Dilma Presidente, que Serra mas uma vez nadou, nadou e morreu na praia, e que Marina Silva, pelo programa que apresentou totalmente sem sal, saiu menor do que entrou na campanha, tudo isso que foi dito pelo programa da tarde.

Olhando o programa noturno quando cheguei em casa, acessei o site de Serra e de Dilma, e vi pelo pouco que mostrou no site de campanha de Serra, que ele mostrou suas origens e focou mais ainda no que já fez, principalmente como Ministro da Saúde, no site de Dilma vi todo o seu programa eleitoral, diferente da parte vespertina, ela mostrou os avanços do Brasil na era Lula, mostrou como milhões de Brasileiros sairam da pobreza, geração de empregos. pac, pré sal, mostrou como nunca antes na história desse país o Brasil avançou tanto. Logo no começo do programa, vimos um diálogo dela com Lula, ela no Chuí e Lula no Rio Madeira, nesse diálogo, eles falam dos avanços, da melhoria de vida das pessoas, ela enaltece Lula, ele fala que o Brasil vai avançar mais no governo Dilma (isso caso ela ganhe).

Uma coisa que ficou bastante clara em todos os programas foi que, todos os candidatos querem colocar sua imagem na do fenômeno da política (como disse FHC e Aécio Neves) Lula, Serra até colocou um jingle, um pagode, em que varias pessoas parecem estar em uma lage fazendo churrasco, cantando um trecho do jingle que diz  mais ou menos assim:
"... quando o Lula da Silva sair, é o Zé que eu quero lá (...) Pro Brasil seguir em frente, sai o Silva e entra o Zé", no jingle vemos claramente a intenção de surfar na tsunami de popularidade de Lula, vemos uma referencia a campanha de Lula, quando foi criado o "Lula Lá", vemos no jingle que Serra mostra que ele já é conhecido, foi Ministro, Senador, Governador, enquanto Dilma so foi Ministra e está enfrentando sua primeira eleição, Dilma mostrou em seu programa da noite a história de vida de Lula, e colou ainda mais sua imagem na dele, se mostrando como sua herdeira política.

Lula conseguiu transformar uma total desconhecida dos brasileiros, em um candidata com 43% das intenções de voto, fazendo um paralelo, vemos que outro fenômeno político o ex-governador Aécio Neves e candidato ao Senado, ainda não conseguiu transformar seu candidato ao governo de Minas em lider na disputa, pois o mesmo continua muitos
 pontos atrás do candidato de Lula, isso mostra mais um vez que Lula é um fenômeno. Veremos se Aécio consegue transferir sua popularidade para seu candidato, acho complicado ainda mais agora que Lula colocará sua cara da campanha de seu candidato em Minas, veremos.


Pense, escolha, escolha o melhor para você, pense a longo prazo, escolha um Brasil melhor para futuras gerações, faça com que o Brasil continue mudando. Eu já tenho os meus candidatos e você?

3 comentários:

davidson disse...

mandou bem maluco!

Anônimo disse...

muito bom Tolentino!!
e depois ainda quer mudar de rumo!

Victor Tolentino disse...

Valeu Davidson, faz falta la na faculdade! Netão (anônimo) obrigado, to tentando melhorar! Ah quero mudar mesmo! rsrsrsr